Começa neste sábado fiscalização de licenciamento de veículos

Três em cada 10 veículos circulam em situação irregular pelo Distrito Federal. Os proprietários que não têm o licenciamento de 2011 podem começar a se preocupar. A partir de hoje, quem for pego sem o documento receberá multas de até R$ 191,54 e só conseguirá reaver o carro depois de regularizar a situação. Mas quem tentou ontem retirar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) encontrou filas enormes e muita dor de cabeça. No Departamento de Trânsito do Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), a previsão de atendimento era de quatro horas, no fim da tarde.

Dos 1.306.264 veículos do DF, 406 mil devem algumas das taxas necessárias para trafegar em conformidade com a lei. O dado equivale a 31% da frota total da capital. O chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização do Detran, Helder Aphan, explica que o número é comum todos os anos. “Com o crescimento da frota, esse índice tende a aumentar”, afirmou. Ainda assim, Helder ressalta que a quantidade de carros, motocicletas, caminhões e demais automóveis em situação ilegal pelas ruas do Distrito Federal é alta.

Por conta da greve dos funcionários dos Correios, que dura 26 dias, muitos proprietários não receberam o CRLV em casa. A alegação, no entanto, não será aceita. Quem for pego sem o documento será autuado em R$ 53,20 e terá o veículo retido até a apresentação do certificado, mesmo que já tenha quitado todas as taxas necessárias. Nesses casos, o mais indicado é deixar o carro na garagem e procurar um posto de atendimento do Na Hora ou do Detran (leia quadro) para retirar o comprovante de que o automóvel está em dia com as taxas cobradas.

A fiscalização começará de forma branda. De acordo com o chefe Helder Aphan, do Detran, as operações direcionadas exclusivamente ao licenciamento terão início daqui a pouco mais de uma semana. Mas, desde agora, o CRLV deste ano já será cobrado nas abordagens diárias do Detran e da Polícia Militar. “A fiscalização vai ser de rotina, no patrulhamento que ocorre todos os dias e em blitzes como as da lei seca. A partir do dia 17 deste mês, é que vão ser intensificadas as operações específicas do licenciamento”, explicou Helder.

Tumulto
Os postos de atendimento do Detran ficaram lotados de condutores em busca de regularização. A servidora pública Fernanda de Souza, 30 anos, afirmou ter pago as taxas há meses, mas não ter recebido o CRLV. Para descobrir o que houve, ela foi ontem à unidade do SIA no fim da tarde e encontrou um tumulto. “Havia uma diferença de 600 números entre a minha senha e a que estava sendo chamada. A atendente disse que, na verdade, haveria 200 pessoas na minha frente por conta da desistência. Mesmo assim, deu a previsão de três a quatro horas de espera”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo