BMW pode construir nova fábrica em São Paulo, diz jornal alemão


Proximidade com fornecedores já instalados no estado justifica opção

Logomarca da BMW em carro da montadora alemã
Logomarca da BMW em carro da montadora alemã (Christof Stache/AFP)
 O estado de São Paulo é o mais forte candidato a receber uma fábrica da BMW no Brasil. A informação é do jornal alemão Handelsblatt, que a atribuiu a um executivo da montadora que não quis se identificar.

Segundo a publicação, o conselho de administração da BMW tende a escolher São Paulo, devido ao fato de que fornecedores da empresa já estão instalados no estado. É o caso da Bosch, ZF Friedrichshafen e Continental. Essas empresas já fornecem peças e equipamentos para a Volkswagen e a Daimler do Brasil.

Se a notícia for confirmada, significará que os paulistas terão vencido uma disputa envolvendo seis estados brasileiros. Além deles, brigam pela nova fábrica da BMW, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia. O sexto estado seria do Centro-Oeste.

No início de agosto, o presidente mundial da BMW, Norbert Reithofer, afirmou que o Brasil tinha uma "forte probabilidade" de receber uma fábrica da empresa. A nova planta estaria alinhada à estratégia da montadora de investir nos BRIC, o bloco formado por Brasil, Rússia, China e Índia, países onde o mercado de automóveis de luxo está se desenvolvendo.

O jornal alemão Handelsblatt lembrou a recente elevação do IPI para carros importados, e o citou como exemplo da tentativa do governo brasileiro de forçar as montadoras a investir na construção de fábricas locais. A publicação citou ainda conterrânea Volkswagen, que tem planos de investir 3,4 bilhões de euros no Brasil até 2106.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
imagem-logo
© Guerreiros do Asfalto DF - 2012 - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo